domingo, 9 de agosto de 2015

Sobre a importância da assiduidade na Missa Tridentina em BH

Sobre a importância da assiduidade na Missa Tridentina em Belo Horizonte


Salve Maria Santíssima!

Caríssimos,
Nota-se que o número de pessoas que frequentam a Missa varia muito de domingo a domingo. Algumas pessoas, mesmo podendo assistir à Missa na forma extraordinária, vão a outros lugares em alguns domingos. Essas pessoas vão, por vezes, à Missa Tridentina, mas não se decidiram por ela em definitivo. Pedimos que considerem o seguinte:

1.   Os padres da Administração Apostólica viajam 475 quilômetros todos os domingos para virem oferecer a Santa Missa em Belo Horizonte e, logo após a celebração, devem percorrer a mesma distância de volta. O percurso totaliza 950 quilômetros! Nenhum sacrifício da nossa parte é maior do que o sacrifício e a boa vontade dos próprios padres.
2.   A Administração não tem muitos padres; somos muito gratos a Dom Rifan por disponibilizar um padre a cada domingo para nós. Mas isso só é possível graças à fidelidade das pessoas à Missa. Os padres não viriam a Belo Horizonte com tanta frequência se o número de pessoas não houvesse crescido, se os esforços deles não rendessem frutos. Se deixarmos de assistir à Missa Tridentina pode chegar o triste dia -  Deus não permita isso aconteça! - em que não teremos mais a Missa na forma extraordinária aos domingo em nossa cidade.
3.   Em outros lugares, como em paróquias ou em comunidades religiosas, as missas são fixas e acontecem regularmente, todos os domingos. O nosso caso é diferente. Não temos paróquia. A Missa Tridentina é oferecida em função da solicitação dos fiéis que, naturalmente, devem frequentá-la para justificar sua celebração. Somos nós que a temos que proteger e cuidar!

É vital, portanto, que sejamos assíduos à Missa Tridentina em Belo Horizonte, todos os domingos, para garantirmos sua continuidade. Seria importante também que fossemos generosos e dispostos a ajudar com o que pudermos para que sempre tenhamos a Missa aqui.

Acima de tudo devemos rezar, todos os dias, para que Deus Nosso Senhor nos providencie um padre para ficar em Belo Horizonte e uma capela para nossa comunidade, podendo destarte ter Missas e Confissões em dias de semana, além de um bom diretor espiritual por perto. Se queremos a Missa Tridentina, que nos identifiquemos com ela e a apoiemos, sendo a nossa presença e constância, o mínimo esperado de cada um de nós.

Deus nos abençoe!

Laudetur Iesus Christus